quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ressaca atinge Santos


Nesta terça-feira ondas de até 2 metros atravessaram a pista na orla de Santos,trazendo prejuízo aos moradores.O fenômeno ocorreu próximo ao Canal 4,fazendo a maré chegar até a Igreja do Embaré .Ocorreu também a destruição de muretas e o muro de um restaurante no píer .Devido ao ocorrido foi preciso interditar totalmente o trecho da avenida da praia por volta das 15h. 
Não é a primeira vez que presenciamos um acontecimento envolvendo altas marés como esse (também conhecido como ressaca) que muitas vezes pode acabar trazendo lixo junto com as ondas que atingem a cidade.


A alta da maré pode ser atribuída à existência de um ciclone extratropical que acompanha a frente fria que chega ao Estado desde domingo. Um ciclone (ou depressão ou centro de baixas pressões) é uma região em que o ar relativamente quente se eleva e favorece a formação de nuvens e precipitação. Por isso, tempo nublado, chuva e vento forte estão normalmente associados. A instabilidade do ar produz um grande desenvolvimento vertical de nuvens cumuliformes associadas a cargas de água,o que pode acabar gerando uma ressaca, que é a elevação do nível do mar em relação aos períodos sem tempestade, e tem a presença de ondas maiores do que as de costume. Apesar de ocorrer no litoral, esse fenômeno está associado às correntes de ventos ocorridas em regiões de baixa pressão atmosférica, normalmente que acontecem em alto mar. Para calcular uma ressaca, subtrai-se a maré astronômica normal da maré dos períodos de tempestade.


Grupo 2 (Amanda Castro, Andressa Birkett, Jessica Alves, Luciana Ferreira, Renan Joly e Ronaldo Aguiar)

O Casamento Real em paradoxo com a Monarquia


O evento do casamento Real, ocorrido no dia 29 de abril de 2011, na Abadia de Westminster, em Londres, abriu ao mundo uma oportunidade de discutir os verdadeiros valores da existência de uma monarquia em pleno século XXI.
É fato que, em tempos passados, a luta para a retirada do poder das mãos dos monarcas foi longa e marcante histórica e socialmente. Os burgueses, em busca de poderes políticos e supremacia econômica, participaram do movimento que hoje chamamos de 1ª Onda Liberal.
Sabemos que o casamento Real foi realizado pelo príncipe William com a antes plebéia Kate que após a cerimônia, adquire o titulo de nobreza.
A mídia, por sua vez, ajudou a criar a imagem "conto de fadas" de todo o evento: discussões sobre a estilista que desenharia o vestido da noiva, sobre como seria a decoração do evento e os sapatos da rainha no tão esperado dia. O vestido foi um dos pontos que a mídia mais abordou devido a longa calda do vestido que a rainha havia utilizado no seu casamento e por se tratar de uma Igreja muito ampla a mídia queria saber como a princesa Kate iria surpreender.
O paradoxo principal da história toda é exatamente essa mudança na visão sobre a monarquia: antes, vista como opressora e autoritária e hoje deturpada pela mídia como uma forma de abordar assuntos fúteis.
Outro fato interessante foi citado na tese do professor Paulo Moreira Leite é curioso. Ele diz que "se William (e Kate) forem reis bem comportados, poderão transformar a Inglaterra numa monarquia constitucional e que isso pode ser muito bom para a população britânica".
Nos resta saber agora quais os rumos esse casamento tomará.


Grupo 2 (Amanda Castro, Andressa Birkett, Jessica Alves, Luciana Ferreira, Renan Joly e Ronaldo Aguiar)

terça-feira, 3 de maio de 2011

Osama Bin Laden: Morto ou não?

No dia 01 de maio de 2011 foi morto o terrorista mais procurado pelo mundo: Osama Bin Laden. De acordo com Obama, o governo dos EUA havia obtido informações na semana passada sobre a localização de Bin Laden, ao seguir seu mensageiro, em um complexo na periferia de Islamabad, capital do Paquistão. Na noite de domingo, dia 1º, um pequeno time de soldados americanos levou a cabo a operação. Durante a noite, um helicóptero sobrevoou a área. Após um tiroteio, esses soldados mataram Bin Laden e capturaram seu corpo. Houve cuidado para que nenhum civil fosse ferido na operação.
Durante o tiroteio uma das esposas de Osama foi usada por ele como escudo e um de seus filhos afirmou que viu seu pai morrer.
O terrorista era procurado há aproximadamente dez anos.
Essa perseguição  ocorreu, principalmente, devido ao atentado às Torres Gêmeas (World Trade Center) em 11 de Setembro de 2001 deixando cerca de três mil mortos. Isso iniciou uma guerra contra o Afeganistão, organizada pelo então presidente George W. Bush
Após a morte, o corpo ficou "detido" pelos Estados Unidos, o qual manteve o ritual da religião seguida por Osama que então, foi enrolado em um pano branco e jogado ao mar.
Agora, o mundo está em alerta, pois há países que correm o risco de serem atacados em represália e suas  próprias embaixadas em outros países estão sob segurança máxima, para não serem atacados. Isso ocorre até mesmo no Brasil, mais precisamente em Brasília.
Entretanto, há especulações de que Bin Laden não estaria morto e isso seria um tratado do próprio com os Estados Unidos da América para ajudar numa possível reeleição de Barack Obama.

Grupo 2 (Amanda Castro, Andressa Birkett, Jessica Alves, Luciana Ferreira, Renan Joly e Ronaldo Aguiar)