segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Darwinismo Social - Uma teoria "sub-humana"

A teoria, que têm como base os conhecimentos de DARWIN, se torna sub-humana ao diferenciar uma raça de outra, colocando no topo uma cujo legado traz a sua superioridade.
Abaixo segue um texto comentando a odionda teoria de um primo de Darwin (Francis Galton):

Racismo socialmente aceitável
No século 19 discutiam-se, em diversos círculos, noções racistas e antissemíticas. Cursava o mito dos "arianos" superiores: o ódio contra tudo o que fosse diferente e um nacionalismo pronunciado se disseminavam pela Europa.
As obras do francês Arthur de Gobineau e do publicista britânico Houston Stewart Chamberlain eram muito lidas. Seu tema era a superioridade da "raça branca", que criaria uma cultura mais elevada, enquanto outros povos, supostamente inferiores, tinham como única finalidade a servidão. A mistura das duas "raças" devia ser considerada decadente e perniciosa.
A partir do darwinismo social desenvolve-se a assim chamada eugenia, uma ideologia extremamente desumana, cujo fundador foi justamente um primo de Charles Darwin, o matemático Francis Galton. Seus adeptos propunham aperfeiçoar o material genético humano através da criação direcionada, como a praticada com os animais domésticos. Consequentemente, apenas as pessoas "racialmente mais valiosas" deveriam se reproduzir.
A humanidade tem que aprender que todos somos "iguais" e não há distinção. E aprender que a diferença que há, é o que torna o ser especial!


Aluno: Bruno Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário