terça-feira, 30 de agosto de 2011


No fim do Ramadã, Obama reafirma apoio às revoltas árabes que exigem que Argélia devolva familia do ditador Kadhafi.
                 No fim do Mês sagrado dos muçulmanos (ramadã) o Presidente dos EUA declara totalmente a favor das revoltas árabes e garante apoio aos rebeldes que lutam para tirar os ditadores do comando. "Os Estados Unidos continuarão do seu lado para defender a dignidade e os direitos de todos, tanto de um menino faminto do Chifre da África como de um jovem que exige mais liberdade no Oriente Médio ou na África do Norte",disse Barack Obama.


Rebeldes líbios acusaram a vizinha Argélia de cometer um ato de agressão ao receber a esposa de Muammar Kadhafi e três filhos deles, embora o paradeiro do dirigente continue sendo um mistério, uma semana após sua deposição.
A chancelaria argelina disse que a esposa de Kadhafi, Safia, e os filhos dele - Hannibla, Mohammed e Aisha - entraram na Argélia na manhã de segunda-feira. O fato pode criar um atrito diplomático no momento em que o Conselho Nacional de Transição (CNT) trabalha para consolidar sua posição como novo governo da Líbia.
Um outro boato é que um dos filhos de khadafi morreu em um confronto em trípole,mas não está nada confirmado, enquanto isso, forças rebeldes convergem do leste e oeste para Sirte, cidade natal do ditador Kadhafi e um dos seus últimos bastiões. A intenção é assumir o controle de Sirte pela força ou por negociações. Os rebeldes anunciaram nesta terça um ultimato aos últimos redutos de Kadhafi, incluindo Sirte, que têm prazo de até sábado para a rendição ou ficarão expostos à ação
bélica.


Felipe A. nº 17